A Nike, que anunciou oficialmente na última quarta-feira o fim do patrocínio ao ciclista Lance Armstrong, não será a única baixa entre os parceiros do norte-americano. Segundo o site “Just-Drinks.com”, ele perderá também o investimento da AB-Inbev.
Dono de sete títulos no Tour de France, Armstrong envolveu-se em um esc”ndalo por ter sido flagrado em exame antidoping. Na última quarta-feira, a agência antidoping dos Estados Unidos (Usada, na sigla em inglês) publicou um documento em que acusa o atleta de ter participado do “mais sofisticado, profissionalizado e bem sucedido programa de doping que o esporte já viu”.
O relatório mudou drasticamente a relação de Armstrong com os patrocinadores. A Nike, que inicialmente havia dito que seguiria apoiando o norte-americano, reviu a posição.
“Devido às provas aparentemente inequívocas de que Lance Armstrong esteve envolvido em casos de doping, enganando a Nike por mais de uma década, é com grande tristeza que anunciamos ter colocado fim a esse contrato”, disse a empresa na última quarta-feira.
Segundo o “Just-Drinks.com”, a AB-Inbev vai ser a próxima. A companhia tem contrato com Armstrong até dezembro deste ano, e o negócio não será renovado.
No entanto, a AB-Inbev manterá o aporte financeiro à fundação Livestrong, projeto social criado pelo norte-americano.
Armstrong é embaixador da cerveja Michelob Ultra, que faz parte do portfólio da AB-Inbev. O valor investido pela companhia no ciclista e na fundação que ele criou é mantido em sigilo.