A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Konami Digital Entertainment anunciaram um novo acordo que marca o retorno da licença da Série A do Campeonato Brasileiro ao eFootball.
Com o acordo, o futebol brasileiro de clubes volta a integrar de forma oficial a franquia. O valor e a duração do contrato não foram divulgados.
“Os games são, hoje, a porta de entrada de muitos jovens para o futebol. Estar presente nesse ambiente, de forma oficial e estruturada, é estratégico para a CBF. É uma maneira de aproximar esse público da seleção brasileira e dos nossos clubes, reforçando identidade, pertencimento e paixão pelo futebol nacional”, afirmou Samir Xaud, presidente da CBF.
E-Sports
O retorno da Série A ao eFootball também faz parte da estratégia da CBF de expansão no universo dos esportes eletrônicos.
“O público gamer muitas vezes tem o primeiro contato com o futebol por meio dos jogos”, destacou Felipe Feijó, head de e-Sports da CBF.
“Esse movimento nos permite dialogar diretamente com essa audiência, apresentando o futebol brasileiro de forma autêntica, com a força da seleção e dos clubes. É um mercado extremamente interessante, que amplia nossa presença no ecossistema global dos e-Sports”, completou.
Concorrência
Vale lembrar que a Electronic Arts (EA Sports), concorrente da Konami, anunciou a assinatura de contrato de licenciamento e marketing com Bahia e Botafogo. A integração das equipes ocorreu inicialmente no EA Sports FC Mobile, dentro do evento Ginga, iniciado nesta quinta-feira (5).
O movimento marcou o retorno de clubes do futebol brasileiro com uniformes, escudos e atletas autênticos à franquia, o que não ocorria de forma licenciada há mais de dez anos.
A ausência de clubes brasileiros de forma completa nos jogos da produtora se estendia desde 2014, devido a imbróglios jurídicos relacionados aos direitos de imagem dos jogadores. Com os novos contratos, os usuários podem utilizar ativos oficiais do Bahia e do Botafogo no modo Meu Time.
