A Roku anunciou o lançamento no Brasil da Área de Esportes, que centraliza as informações dos próximos jogos que serão transmitidos ao vivo. A ferramenta já existe em outros mercados em que a empresa atua, como Estados Unidos e México.
Em um cenário de fragmentação dos direitos esportivos, a ferramenta auxilia o usuário a descobrir onde seu time joga. A ideia é fazer com que o torcedor não tenha necessidade de procurar na internet essa informação, acessando diretamente na plataforma da Roku quais os jogos programados para os próximos dias.
“Dez anos atrás ninguém buscava o ‘onde assistir’ o jogo hoje. Era só colocar na Globo. Porque ela era a detentora de praticamente todos os direitos esportivos, com poucas exceções”, comenta Ricardo Dominguez, gerente sênior de produto da Roku no Brasil.
Navegação
Na ferramenta, disponível em TVs conectadas da marca ou no Roku Streaming Stick, o público tem acesso a quais plataformas irão transmitir os jogos.
Os canais aparecem abaixo das partidas sempre com as plataformas gratuitas na frente, seguidas de serviços já assinados pelo usuário e canais que o telespectador pode adquirir. É possível contratar o serviço diretamente pela plataforma, com o mesmo valor praticado pelo provedor.
“A gente está tentando levar para o usuário cada vez mais maneiras dele passar mais tempo assistindo ao conteúdo que ele quer do que procurando onde ele está”, afirma Dominguez.
Personalização

É possível também favoritar seu time do coração, que será exibido sempre na frente na relação de jogos do dia. Pelo aplicativo da Roku, o usuário também recebe notificações no celular quando a equipe estiver prestes a entrar em campo.
“Consideramos a TV como um equipamento compartilhado e o celular como um objeto de uso pessoal. Então, não jogamos a notificação na TV, mas no celular”, explica o executivo da Roku.
Dá para dar like em mais de um time, podendo seguir o clube preferido no Brasil, além das equipes o torcedor acompanha nos torneios europeus ou nas grandes ligas dos Estados Unidos, como NBA e NFL.
Com a personalização dos conteúdos, a ideia é fazer com que a Área de Esportes facilite a navegação e faça o usuário chegar rapidamente ao conteúdo que o interessa. O visual é limpo, facilitando o direcionamento de atrações mais interessantes, de acordo com o perfil do cliente.
Cardápio
Entre os aplicativos já integrados ao sistema estão Prime Video, Paramount+, HBO Max, Apple TV, DAZN e Globoplay (incluindo Sportv e Premiere).
Um desvantagem do equipamento é que, por ter sido lançado agora, ainda conta com poucos canais de Fast TV (televisão gratuita com suporte de anúncio, na sigla em inglês). Na Área de Esportes, há apenas cinco: Fifa+, Desimpedidos, Acelerados, SFT Combat e Fit Dance.
Para assistir a jogos disponíveis gratuitamente no YouTube, o torcedor terá que acessar o ícone da plataforma e acessar canais como CazéTV, Goat e Xsports. No Roku Streaming Stick, a transmissão do canal de Casimiro Miguel, porém, aparece como Prime Video, já que a CazéTV também está no ecossistema da Amazon.
Além dos jogos, o espaço disponibiliza conteúdos relacionados ao esporte, como filmes, séries, programas de debate e documentários.
Expansão
A Roku afirma que novos esportes e competições serão adicionadas nos próximos meses, ampliando a cobertura e diversificando as opções disponíveis ao usuário. A Área de Esportes já está disponível gratuitamente em todos os dispositivos Roku e Roku TVs com sistema operacional integrado.
“Nossa ideia é trazer cada vez mais opções para dentro da nossa Área de Esportes. Cada vez mais parceiros, ligas e esportes vão estar. A maioria dos esportes individuais ainda não está, como torneios de tênis. Isso vai entrar conforme formos fechando com parceiros que detenham esses direitos”, explica Dominguez.
