Após meses de negociações, o Leeds United, clube da segunda divisão inglesa, a nPower Championship, anunciou nesta quarta sua aquisição por parte do fundo GFH Capital Limited, baseado em Dubai. A divulgação do acordo foi feita pelo site oficial da equipe.
Desta forma, o fundo passa a ser dono de 100% das ações do clube e assumirá o comando dentro de um mês, após um período de transição. Informações do jornal “The Telegraph” apontam que o valor da compra seria de 52 milhões de libras (cerca de R$ 170,3 milhões). O acordo ainda tem que ser aprovado pela Federação Inglesa, o que deve ocorrer sem maiores problemas.
Mesmo tendo negociado sua parcela de 72,85% do clube, o atual diretor do conselho, Ken Bates, antigo proprietário do Chelsea, continuará exercendo o cargo até o fim da transição, quando então assumirá definitivamente como presidente do Leeds. Ao mesmo tempo, David Haigh, Hisham Alrayes e Salem Patel, executivos do grupo GFH Capital, passarão a formar parte do conselho do clube.
“Um breve, porém importante período de transição no comando do clube começa hoje: nós inserimos nosso capital no clube e agora miramos para o futuro, para o começo de uma excitante jornada que levará o Leeds United FC de volta ao seu lugar na elite do futebol inglês”, disse Haigh, que comandará a partir de dezembro o reformulado conselho do clube.
Na última década, o Leeds United, campeão inglês pela última vez em 1992, viveu momentos turbulentos dentro e fora de campo. Semifinalista da Liga dos Campeões em 2001, o clube caiu para a segunda divisão em 2004 e logo para a terceira em 2007, quando entrou em concordata. Em 2010, ascendeu de volta para a Championship, e desde então busca subir à Premier League.