Tostão, Éder Aleixo, Palhinha, Euller, Gilberto Silva, Fred, entre outros. Ao longo de sua história, o América-MG se tornou muito conhecido por revelar grandes nomes para o futebol. A ideia da atual diretoria do clube é intensificar o trabalho na base para permanecer formando jogadores de qualidade. Uma das medidas será a construção de um centro de excelência de formação de atletas.
“O América-MG sempre revelou bons jogadores e vai continuar assim. Construiremos um centro de excelência de formação de atletas para formar atletas do alto nível que sempre formamos. Teríamos, portanto, um time bom e ainda poderíamos ter um retorno financeiro com a venda de um ou outro por temporada”, explicou Olímpio Naves, presidente de patrimônio e de marketing do América-MG.
O capital investido no local será oriundo da permuta imobiliária de dois terrenos da sede social, em Belo Horizonte, e da negociação de outro, em Contagem. Segundo a equipe mineira, sua receita com isto, a médio e longo prazo, será de aproximadamente R$ 60 milhões.
O ambiente se localizará na região da Pampulha, na própria capital de Minas Gerais. O terreno que o receberá possui uma área de 150 mil metros quadrados e já abriga o atual centro de treinamento dos jogadores profissionais.
Para acompanhar o desenvolvimento do centro de excelência de formação de atletas, o clube alviverde pretende contratar uma auditoria externa e independente, que deverá estar presente durante todo o processo de implantação. A companhia, contudo, ainda não está definida.