Em seu 20º anos de história, a Premier League inglesa mostra-se cada vez mais um sucesso não só dentro dos campos, mas no fator público também. Nesta semana, a liga superou a marca recorde de 250 milhões de espectadores em seus estádios nestas duas décadas. a marca foi atingida na última terça, simultaneamente, nas partidas entre Sunderland contra Queens Park Rangers e Aston Villa versus Reading.
“Ter 250 milhões de espectadores presentes nos estádios é uma marca impressionante. A Premier League é agora a Liga mais vista do mundo e o que as pessoas veem é futebol espetacular, vibrante e com excelentes torcedores”, disse Richard Scudamore, diretor executivo da liga.
Segundo informações da Federação Inglesa (FA), desde 1992, o campeonato aumentou sua média de público de 21.125 pagantes por partida para 34.646 na temporada 2011/12. Além disso, o torneio atingiu um registro de 95% de ocupação nos estádios.
O estudo encomendado pela FA ainda mostra a diversidade dos espectadores, que tem um seu total 23% de mulheres e 11% de minorias étnicas, entre outros dados. Já as crianças representam 13% de todos os carnês de associados das equipes da primeira divisão do país.
Entre os times, o que mais levou público ao seu estádio foi o Manchester United, seguido do Arsenal e do Liverpool, com 24, 17 e 16 milhões cada, respectivamente.