A participação do Corinthians no Mundial de Clubes tem um número: R$ 200 milhões. Esse é o valor, segundo o departamento de marketing do clube, que foi movimentado pelos torcedores que viajaram pela empresa aérea oficial corintiana. Entre compra dos pacotes, aluguel dos quartos e das passagens e outras despesas, o valor chegou à cifra milionária.
A invasão de torcedores do Corinthians, que segundo estimativas oficiais beira 30 mil pessoas presentes no Japão, não chegou a assustar o departamento de marketing corintiano. A procura pela compra de pacotes já deixou os dirigentes preparados.
“Chegamos aqui com cinco pessoas do departamento de marketing, teve funcionário que veio com um mês de antecedência para cá. Só para se ter uma ideia, estamos no maior hotel de Tóquio, com 1.400 quartos, sendo que 800 deles estão reservados para nós”, afirmou o gerente de marketing do Corinthians, Caio Campos, em entrevista exclusiva à Máquina do Esporte.
A presença dos torcedores, se não assustou os dirigentes corintianos, contagiou os japoneses. Pelas ruas de Tóquio, muitos habitantes locais se entusiasmam e gritam “Corinthians” quando passam por grupos de torcedores, que estão espalhados pelos principais pontos turísticos e centro de compras da cidade. E isso pode passar a ser explorado pelo marketing num projeto de internacionalização, segundo Campos.
“Esse acho que é nosso grande diferencial quando tem de concorrer com clubes estrangeiros que têm grandes craques. A gente quer mostrar para o mundo que a torcida do Corinthians é diferente, que essa paixão é diferente”, disse.
O clube distribuiu à imprensa estrangeira um prospecto sobre sua história. O maior destaque foi dado à relação com o torcedor. Além disso, em conjunto com a Nike, espalhou um caminhão adesivado pelas ruas de Toyota, Tóquio e Yokohama, explicando o que é ser corintiano.
A entrevista completa com Caio Campos pode ser assistida na próxima terça-feira, às 20h, no programa da Máquina do Esporte na TV, no BandSports.
*O repórter viaja a convite da Toyota do Brasil