Dono de 30% das ações do Arsenal, o bilionário uzbeque Alisher Usmanov revelou em entrevista à rádio russa CNBC suas intenções de tornar-se sócio majoritário do clube londrino.
Segundo maior acionista da equipe, atrás apenas do estadunidense Stan Kroenke, representante do fundo Red and White Holding Group, Usmanov não faz parte do conselho do clube.
“Eu quero aproveitar essa oportunidade para reafirmar que, para ajudar o time, estou pronto para comprar mais ações, assumir o controle, comprar todas as ações. Ter controle do Arsenal é meu sonho”, afirmou Usmanov.
O uzbeque, que tem uma fortuna pessoal de 18 bilhões de libras (cerca de R$ 60 bilhões), ainda contestou as afirmações de que faria uma gestão totalitária do clube londrino: “Se tivesse controle do Arsenal, é claro que eu daria minha opinião sobre o que o clube deve ou não fazer, por exemplo, no “mbito comercial. Mas eu jamais daria ordens ao chefe-executivo do Arsenal, e sim, ofereceria minha ajuda a ele”.
Caso Usmanov assuma o controle do Arsenal no future, o clube chegaria à mesma situação de outros grandes clubes da Premier League, como Chelsea e Manchester United, que contam com seus respectivos sócios majoritários individuais, o russo Roman Abramovich e o estadunidense Malcom Glazer, respectivamente, e que tiveram grande resposta nos resultados obtidos.
O time do Arsenal não conquista um título há sete anos.