Em menos de um mês, a nova diretoria do Flamengo já sofreu a primeira baixa. E foi justamente no departamento tratado com maior ênfase pela campanha que elegeu Eduardo Bandeira de Mello como novo presidente do clube.
João Henrique Areias, que já havia tomado as rédeas para comandar o departamento de marketing, inclusive iniciando uma reformulação no setor, não terá mais vínculo direto com o clube. Com isso, a nova cúpula do clube carioca ainda não tem um nome definido para a função.
Curiosamente, Areias apontou o novo modelo de gestão do clube como maior empecilho para o acerto, mas afirmou que o Flamengo pode contar com sua contribuição futura.
“Eu não vou assumir. O Flamengo precisa ter a oportunidade de criar um modelo próprio dele. Tenho muitos anos nessa área e a experiência pode trazer vícios que atrapalhariam o clube. Nesse modelo é melhor achar outro profissional. Eu participei da campanha, pois acredito na nova gestão do clube, mas não tinha nenhum compromisso definido para continuar”, declarou Areias com exclusividade à Máquina do Esporte.
“Estou livre no mercado para negociar com qualquer clube, mas estou disponível para o Flamengo caso a diretoria queira contar comigo como um consultor”, completou o executivo.
Segundo o Flamengo, o clube deseja um departamento de marketing mais focado em operações e menos em planejamento, característica que, segundo a diretoria, é a principal de João Henrique Areias. Apesar disso, na primeira semana de janeiro Areias já dava expediente no marketing, inclusive tendo comunicado o desligamento de Marcus Duarte, antigo executivo do setor, ainda na semana pasada.
Na segunda-feira, segundo apurou a Máquina do Esporte com funcionários do departamento de marketing, Areias comunicou que não estaria à frente do setor. A vice-presidência da área está a cargo de Luiz Eduardo Baptista, que também é presidente da operadora de televisão Sky. Ele é o responsável por determinar quem será o novo gestor de marketing do Flamengo.
Confira o posicionamento oficial do Flamengo:
“Ao entrarmos efetivamente na administração do marketing rubro-negro, pudemos analisar que, no atual momento do Clube de Regatas do Flamengo, o trabalho da Diretoria de Marketing Esportivo necessitará mais do que estratégia, mas de um grande esforço no lado operacional – de forma a colocar em prática todo o planejamento inicial já desenvolvido pela Vice-Presidência.
Dentro deste raciocínio, acertamos – Flamengo e João Henrique Areias – que, neste início de trabalho, teremos um suporte profissional mais focado em operações e menos em planejamento (característica principal da bem sucedida carreira de João Henrique Areias).
Com isso, ele não assumirá mais o cargo de Diretor-Executivo, ficando na torcida, como rubro-negro apaixonado que é e colaborador de primeira hora do nosso grupo, pelo total sucesso do projeto.
Futuramente será divulgado o nome do Diretor desta área.
Vice-Presidência de Comunicação”