Na última quinta, em mais uma das confusas mudanças permitidas pelo sistema de franquias das ligas esportivas norte-americanas, o time de basquete da cidade de Nova Orleans, no estado da Luisiana, atualmente conhecido como New Orleans Hornets, mudará de nome na próxima temporada da NBA, passando a se chamar New Orleans Pelicans.
A mudança é causada pela falta de identificação da região com a atual denominação da equipe. Em inglês, “hornet” quer dizer “vespa”. A franquia tem este nome porque em 2002 foi comprada e trazida da cidade de Charlotte, conhecida como “Ninho das Vespas”.
Em abril do ano passado a franquia foi vendida novamente, desta vez ao empresário Tom Benson, dono do time local de futebol americano, o New Orleans Saints. Desde então, Benson manifestou claramente seu desejo pela troca de nome.
O pelicano, novo símbolo da equipe, é uma espécie característica da Luisiana, sendo inclusive a ave símbolo do estado. O nome inclusive, já foi usado por um extinto time de beisebol da cidade.
Este será o terceiro nome utilizado por uma franquia de Nova Orleans na NBA, que já teve um time chamado Jazz (a cidade é conhecida como o berço do gênero musical), que se mudou para Salt Lake City em 1979 e figura até os dias de hoje na Liga com o nome Utah Jazz.
Além de troca de nome, o time muda também completamente suas cores, que deixam de ser o azul-turquesa, o roxo, o amarelo e o branco e passam a ser vermelho, azul-marinho e dourado.
A troca de Hornets por Pelicans abre uma possibilidade para que o novo time estabelecido em Charlotte, o Bobcats, também possa voltar a usar um apelido que tenha identificação com a cidade. De acordo com seu principal dono, o ex-astro do basquete Michael Jordan, os Bobcats estariam dispostos a negociar para trazer o nome “Hornets” de volta à Charlotte.