A Conmebol, Confederação Sul-Americana de Futebol, anunciou na noite da quinta-feira que o Corinthians não poderá jogar com torcida na edição de 2013 da Copa Bridgestone Libertadores
A medida, que é preventiva e ainda poderá ser modificada após apresentação de defesa pelo clube paulista, foi tomada após um torcedor do San José, adversário corintiano na última quarta-feira, ter sido morto atingido por um foguete sinalizador disparado por um torcedor brasileiro.
De acordo com comunicado divulgado pela Conmebol, o Corinthians terá de jogar com portões fechados, e os seus adversários também estão proibidos de vender ingressos para torcedores do clube.
Segundo a Máquina do Esporte apurou, a cúpula do clube se reunirá para decidir o que fazer. Provavelmente o Corinthians irá recorrer da decisão. O que motiva isso é o fato de o clube já ter vendido 82.500 ingressos antecipadamente para os jogos que fará como mandante na primeira fase do torneio. Com receio de ser processado pelos torcedores que já adquiriram os bilhetes, o clube pediria à Conmebol uma revisão da pena aplicada.
Caso a decisão seja mantida, o impacto financeiro deverá ser de cerca de R$ 8 milhões, estimativa prévia feita pelo clube do quanto arrecadaria com a receita de bilheteria durante a disputa da competição.