A National Football League (NFL) anunciou na última terça-feira uma parceria com a fornecedora de material esportivo Under Armour e a General Electric (GE) para um programa de pesquisas para diminuir os riscos de lesões cerebrais no futebol americano.
As três organizações fornecerão US$ 40 milhões em conjunto para o desenvolvimento de tecnologias de exames e estudos de imagem que ajudem no diagnóstico e tratamento de lesões cerebrais traumáticas. Além disso, cederão outros US$ 20 milhões como prêmio para pesquisas independentes e inovações que ajudem a prevenir este tipo de danos.
Espera-se que as pesquisas ajudem a identificar padrões genéticos que detectem o quão suscetíveis certos jogadores estão a essas lesões. A ideia é que no futuro, jogadores com tendência a danos cerebrais por impactos possam ser aconselhados preventivamente a mudar para posições que envolvam menor contato.
Nos últimos anos, a NFL tem enfrentado diversas ações judiciais de jogadores que acusam a organização de manter políticas fracas de proteção à integridade dos atletas.