A despeito de quatro equipes do Canadá terem atingido os playoffs da liga profissional de hóquei no gelo dos Estados Unidos (NHL), apenas uma tem presença assegurada na fase seguinte da decisão. Aliado a um locaute que paralisou a liga por 113 dias e só foi encerrado em janeiro deste ano, esse cenário tem gerado enorme preocupação.
O problema é que os playoffs são a grande aposta dos Canadenses para recuperar os prejuízos causados por uma temporada mais curta. Se os times do país forem eliminados precocemente, porém, essa conta não poderá ser feita.
Dois times canadenses já foram eliminados. O Vancouver Canucks foi varrido por 4 a 0 pelo San Jose Sharks, e o Montréal Canadiens perdeu por 4 a 1 para o compatriota Ottawa Senators.
Na fase seguinte, o único canadense que pode se juntar aos Senators é o Toronto Maple Leafs. A franquia empatou por 3 a 3 a série contra Boston Bruins, e o duelo decisivo será nesta segunda-feira.
Segundo o jornal “Vancouver Sun”, a temporada mais curta neste ano causou um impacto entre 15% e 20% na receita de alguns setores da economia canadense. Os que mais sofreram foram varejo e hospitalidade.
Por conta do locaute, cada time fez apenas 24 jogos como mandante na atual temporada da NHL. Normalmente, as franquias realizam 41 partidas em seus domínios.
A conta da associação Downtown Vancouver Business é que cada jogo dos Canucks como mandantes injete US$ 1 milhão na economia local. Esse número dá uma ideia do quanto a eliminação precoce da franquia tem sido preocupante para o mercado.
“Quanto mais os times canadenses sobreviverem nos playoffs, mais felizes nós vamos ficar”, admitiu Peter Swinburn, CEO da cervejaria Molson Coors, patrocinadora da NHL no segmento.