A crise econômica na Europa poderá fazer com que o grande favorito ao título de Roland Garros não tenha seus jogos transmitidos para seu país de origem. Segundo informações do diário espanhol “El Mundo”, a Espanha deverá ter a transmissão do famoso torneio francês apenas na TV fechada. Com isso, os jogos de Rafael Nadal estariam disponíveis somente para quem pagasse o sistema de pay-per-view disponibilizado pelo Canal+.
De acordo com a reportagem, a MP&Silva, detentora dos direitos de transmissão de Roland Garros para o território espanhol, não chegou a um acordo com nenhuma rede de TV aberta para que o torneio fosse exibido. O diário explica que o motivo para isso é o alto valor cobrado pela agência para negociar os direitos.
As ofertas feitas pelos canais espanhóis, segundo o “El Mundo”, seriam cerca de 20 vezes menores do que o valor pago pela Mediaset España, em 2012, para transmitir Roland Garros. A reportagem afirma que, no ano passado, a Mediaset já havia pago algo em torno de 3 milhões de euros pelos direitos, cerca de metade do que a RTVE havia desembolsado em 2011.
O efeito da crise é devastador na valorização dos direitos do principal torneio do tênis disputado em quadra de saibro. Em 2009, os direitos de Roland Garros valiam 4,8 milhões de euros. Em 2010, subiu para 5,5 milhões e, em 2011, chegou a 5,6 milhões, caindo para cerca de 3 milhões no ano passado.
Agora, a MP&Silva não tem conseguido chegar nem a esse valor com as redes abertas, o que poderá deixar os fãs de Nadal órfãos do tenista espanhol no saibro parisiense.