O diretoria do Santos deu um importante passo para poder realizar novos investimentos diversos. O clube conseguiu a liberação da Certidão Negativa de Débito (CND), documento que permite receber incentivos fiscais públicos e também negociar patrocínio com empresas estatais.
Com a CND, o Peixe agora pode pleitear linhas de crédito para investir nas categorias de base, por meio das Leis de Incentivo ao esporte. A intenção é construir um novo centro de treinamento para suas revelações. Atualmente, os garotos treinam no CT Meninos da Vila, que necessita de melhorias.
O Santos iniciou os processos para adquirir a CND em agosto do ano passado, mas desde 2010, ano que Luis Álvaro Ribeiro substituiu o ex-presidente Marcelo Teixeira, o Santos paga dívidas de imposto de renda e INSS descontadas das folhas dos empregados que não haviam sido recolhidas.
O clube quitou as pendências que reconhece e outras cobranças consideradas indevidas estão na Justiça, mas não impediram o Peixe de obter a CND.
“Conseguir a CND vai muito além do que ter a possibilidade de fechar com uma empresa estatal. O CT de Cotia do São Paulo, por exemplo, eles conseguiram através da Lei de Incentivo, e pretendemos seguir o mesmo caminho visando a nossa base”, disse Armênio Neto, gerente de marketing do Santos.