Um “parque de diversões” para o torcedor conhecer mais sobre a Liga dos Campeões da Europa e, também, muito mais sobre os patrocinadores da Uefa. A reportagem da Máquina do Esporte acompanhou na manhã deste sábado como funciona o “Champions Festival” montado pela Uefa na região de Stratford, onde durante os Jogos Olímpicos foram realizadas a maioria das competições.
Localizado ao lado do shopping Westfield e a poucos metros do Estádio Olímpico, o “Champions Festival” tem como princípio valorizar a Liga dos Campeões por meio de diversas ações de experiência de marca para os visitantes.
Cada um dos patrocinadores da Liga tem um stand em que é oferecido um “jogo” para o visitante. Além disso, outros mini-circuitos ficam espalhados pela área para que as pessoas também possam jogar. Ao final, há um ranking com os resultados de cada um dos participantes.
No sábado à tarde, uma partida entre ex-jogadores também foi realizada num campo montado dentro do espaço. Jogadores como Luís Figo e Cafu fizeram parte do jogo, que foi transmitido ao vivo pelo canal da Uefa no YouTube.
As marcas também montaram diversas ações para experiência de produtos. Ford, Adidas e Sony fizeram circuitos para experimentação da marca, enquanto outros patrocinadores montaram disputas sempre com a temática do futebol.
Principal parceira comercial da Liga dos Campeões, curiosamente a Heineken foi a única a não criar nada específico dentro do “Champions Festival”. A marca tinha apenas um bar com sua marca no local. A empresa, porém, é quem mais ações têm feito para convidados. Ao todo são 1.200 pessoas convidadas pela marca de cerveja holandesa para acompanhar a final.
* O repórter viaja a convite da Heineken