Eles estavam em maioria dentro do estádio de Wembley para acompanhar a final da Liga dos Campeões da Europa. Os convidados de patrocinadores e demais parceiros comerciais da Uefa somavam 27 mil pessoas entre as pouco mais de 86 mil presentes na arena inglesa em que o Bayern de Munique bateu o Borussia Dortmund por 2 a 1 no último sábado.
A reportagem da Máquina do Esporte esteve a convite da Heineken para o jogo e acompanhou o programa destinado aos convidados da cervejaria, que foi quem mais levou pessoas à partida: foram 1.200 convidados no total.
O segundo anel do estádio de Wembley foi praticamente tomado pelos Vips, que até chegarem à arquibancada tinham uma série de opções de entretenimento promovidos pelos patrocinadores da Liga dos Campeões.
Cada empresa, aliás, tinha um espaço exclusivo no estádio que era utilizado para receber os convidados. Os camarotes serviam comida e bebidas, além de outras opções de entretenimento. No espaço da Heineken, música eletrônica tocava enquanto as pessoas podiam se servir à espera do jogo.
No espaço de circulação dos torcedores, a ação que mais chamava a atenção foi feita pela própria Uefa. Uma banda cover do The Beatles tocava sucessos históricos dos rapazes de Liverpool, enquanto as pessoas se aglomeravam para tirar foto e acompanhar a performance dos músicos.
A dez minutos do início da cerimônia de abertura da partida, os convidados foram chamados para irem a seus lugares. Enquanto deixavam copos de vidro na saída do lounge, as pessoas cruzavam com os torcedores “comuns” nas áreas de alimentação e comércio do estádio para chegar até a arquibancada.
Durante o jogo, o torcedor VIP ficou, em sua maioria, num espaço reservado para as marcas. Cada uma tinha sua fração dentro da arquibancada que era correspondente ao número de convidados que ela tinha.
Após o término do jogo, em menos de cinco minutos da entrega da taça ao Bayern de Munique o espaço destinado aos Vips estava praticamente deserto. Nas áreas de entretenimento de cada marca, porém, a experiência do jogo entrava em seu “segundo tempo”.
Cada empresa patrocinadora oferecia um novo serviço de alimentação e mudava as ações de entretenimento com os convidados. O horário para a festa acabar era 1h da madrugada de domingo, já com o time do Bayern preparando a volta para a Alemanha. E com o tráfego muito mais livre para que os ônibus que levaram os cerca de 27 mil privilegiados para assistir à partida pudessem chegar mais rapidamente a seus destinos, quase sempre hotéis localizados em pontos turísticos de Londres.
* O repórter viaja a convite da Heineken