Além da vitória brasileira no campo, a Rede Globo teve muito o que comemorar com o decorrer da Copa das Confederações, torneio em que, juntamente com a Bandeirantes, teve exclusividade de transmissão. Com os jogos, a Globo obteve um acréscimo de 56% em relação à sua audiência habitual.
Já a Band, que exibiu todas as partidas do torneio, foi além e dobrou o seu Ibope com um ganho de 108%. A única emissora que conseguiu manter a sua audiência estável com o ganho de Globo e Band foi o SBT. Já a Record, TV Cultura e RedeTV! caíram muito em relação às suas audiências habituais.
Os jogos aconteceram em três diferentes horários e em quatro diferentes dias da semana. A Máquina do Esporte teve acesso às médias da Globo nas quatro semanas anteriores à competição e, com exceção de um horário, a competição turbinou a audiência da emissora.
Nos jogos transmitidos pela Globo nas tardes de quarta-feira (Brasil x México e Brasil x Uruguai) houve, na média, um incremento de 7,5 pontos em relação às últimas semanas. Já na única partida disputada na quinta-feira (Espanha x Itália), o ganho foi de oito pontos.
O sábado rendeu o maior crescimento de Ibope da emissora em relação às últimas semanas. A Globo transmitiu dois jogos da seleção brasileira (diante do Japão e da Itália) e obteve uma média de 23 pontos, 9,5 pontos a mais que a audiência média da emissora no horário.
No domingo, houve jogos transmitidos em três diferentes horários (13h, 16h e 19h). O único jogo transmitido às 13h foi a disputa pelo terceiro lugar entre Uruguai e Itália e a partida rendeu 17 pontos à emissora, cinco a mais que a sua audiência comum.
O horário tradicional do futebol, 16h do domingo, foi praticamente abandonado pela emissora pelo fato de nenhuma partida de grande apelo ter sido agendada pela Fifa. A emissora carioca só transmitiu o embate entre Nigéria e Espanha e obteve quatro pontos a menos que a sua média do último mês. Foi o único horário que não houve um crescimento de Ibope.
Já o diferente horário das 19h dos domingos, que era tido como uma incógnita para a emissora, marcou também um grande crescimento aos domingos em que não houve partidas. A emissora atingiu a média de 25,5 pontos com os jogos, superando em 7,5 pontos a sua marca habitual no horário.
Cada ponto no Ibope é equivalente a 61.952 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.