O Palmeiras anunciou nesta sexta-feira que vai encerrar as atividades profissionais de todas as modalidades esportivas, com exceção do time de futebol. A medida, segundo o CEO do clube, José Carlos Brunoro, tem como objetivo incentivar a participação do associado palmeirense na prática de atividade física, já que a formação de atletas continuará a ser feita.
“Desde o começo do ano havíamos adotado a postura de alinhar o projeto do clube social, priorizando o aproveitamento dos sócios na prática do esporte. O Palmeiras não vai encerrar nenhuma modalidade, vai manter todas que tem hoje, mas como esporte social e voltado à formação. Acabar não existe, passa a ter outro tipo de objetivo”, afirmou o executivo ao site oficial do Palmeiras.
Com a mudança, o clube reduzirá os custos do departamento social. A princípio, equipes de alto rendimento só serão montadas quando tiver patrocinadores que arquem com os custos de manutenção do time. Um exemplo é o time de basquete, que vai disputar a temporada 2013/2014 do NBB graças ao patrocínio da Meltex.
“As modalidades que, no futuro, pudermos ter patrocínio, poderão ter algum nível de participação competitiva em campeonatos adultos. Mas precisam alinhar-se aos nossos objetivos, serem competitivas, ter um modelo que represente bem o clube e sigam nossos padrões, como o de aproveitamento da base”, disse Brunoro.
Embora crie uma crise pelo fechamento do departamento profissional, a atitude tem como objetivo deixar a gestão de Paulo Nobre mais próxima do associado, que é quem financia o departamento social. Embora não confirme isso, o principal executivo do Palmeiras afirma que a medida tem como objetivo a satisfação do quadro de sócios do clube.
“Será outra din”mica, com famílias participando do clube diariamente. Queremos que isso se torne uma melhoria ao clube”, afirmou.