Por meio de uma nota em seu site, o Corinthians provocou o Real Madrid por “copiar” as ações de marketing da equipe paulista. O clube cita a venda de espaço do número para a torcida colocar fotos e o uniforme azul como as possíveis “imitações”.
No início de julho, o Real Madrid lançou a campanha para que os torcedores colocassem suas fotos dentro do espaço do número do uniforme merengue. A ação é muito semelhante à lançada pelo Corinthians em 2008 e 2009, quando cobriu todo o uniforme com fotos dos torcedores, e em 2011 e 2012, quanto ocupou somente o número com os rostos da torcida.
Nesta semana, o clube Espanhol apresentou seu novo uniforme reserva azul para a temporada 2013/14. A cor foi a mesma escolhida pelo Corinthians para o terceiro uniforme da equipe, que homenageia a seleção brasileira.
Vale lembrar que o Corinthians é parceiro da Nike, enquanto o Real Madrid tem os materiais esportivos fornecidos pela concorrente alemã Adidas.
Segundo o Corinthians, a nota no site partiu do próprio clube e não teve nenhuma influência da Nike. O time considera a publicação uma brincadeira, e não uma provocação.
O clube acredita, por exemplo, que a camisa azul não foi realmente motivada pelo time do Parque São Jorge, já que a produção dos uniformes é definida com muita antecedência.
O Corinthians ainda afirma que não vê a possível “cópia” como um problema, já que o próprio clube não cria todas as suas ações de marketing, e se baseia em equipes do exterior para algumas delas.