Em busca de internacionalização, o Grêmio acertou uma parceria com o FC Osaka, clube de futebol do Japão. O acordo englobará a criação de uma escola conveniada do clube gaúcho na cidade de Osaka, na região central do país.
O acordo começou a ser traçado em julho, quando representantes da equipe japonesa, como o presidente Masato Yoshizawa e o vice-presidente Harumi Hikida, vieram ao Brasil para conhecer as dependências e a estrutura do Grêmio. Na ocasião, os profissionais foram recepcionados por Marcos Chitolina, assessor de futebol do clube, Rui Costa, diretor-executivo, Junior Cávare, executivo geral do departamento de formação e Guido Spengler, diretor consular.
A escola de futebol será batizada de “Grêmio Japan FC Osaka Soccer Academy in Japan” e poderá receber até 800 alunos entre quatro e 17 anos. A estrutura da equipe contará com um complexo esportivo com 14 campos de futebol e seis quadras de grama sintética. Com o acordo, o Grêmio poderá selecionar jogadores para um período de testes no Brasil.
Recentemente, o Grêmio inaugurou um consulado na cidade de Osaka. O projeto ainda prevê a criação de escolas de futebol nas cidades de Tóquio e Nagoya.