A Guaraviton, marca de bebidas do grupo Viton 44, investirá pesado no Campeonato Carioca. Além de dar nome ao torneio no próximo ano, que passará a se chamar Caricão Guaraviton 2014, a empresa patrocinará 12 clubes que disputarão o estadual, mais o Botafogo, que já possui contrato com a companhia.
O acordo de title sponsor foi negociado entre Guaraviton, Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e Brunoro Sport Business (BSB), que intermediou o acordo. O contrato será vigente apenas para o campeonato de 2014, e os valores não foram divulgados.
“É a primeira vez que a BSB negocia um acordo como esse para o Campeonato Carioca. As empresas ficam muito receosas por conta da televisão não falar o nome dos patrocinadores, então nós criamos estratégias para compensar isso e fazer com que as pessoas reconheçam que a Guaraviton é parceira do estadual, mesmo sem a divulgação da televisão”, declarou Eduardo Rezende, vice-presidente da BSB.
O executivo ainda revelou que a Guaraviton não foi a única companhia que negociou o title sponsor, mas venceu a concorrência por conta da sua ligação com o Rio de Janeiro. “Nós negociamos com quatro empresas, entre elas montadoras e bancos. A Guaraviton foi escolhida por conta da sinergia da companhia com o projeto. Apesar de ser comercializada em todo Brasil, ela tem uma ligação muito grande com o Rio de Janeiro, as pessoas sabem que é uma marca carioca e isso foi fundamental”, completou Eduardo Rezende.
A BSB afirmou que antes de ela começar a intermediar a ação, a Ferj já conversava com a Chevrolet, que patrocinou 20 campeonatos estaduais em 2013. No entanto, a BSB não esclareceu se a empresa norte-americana era a montadora que ela revelou ter negociado.
Além de exibir sua marca nas peças de comunicação do campeonato e de poder usar a logomarca do torneio em suas embalagens, a Guaraviton estampará a camisa do árbitro e da maioria dos clubes que disputarão o Campeonato Carioca. Além do Botafogo, que já exibe o logotipo da empresa na cota máster de seu uniforme, todas as outras 12 equipes menores do torneio serão apoiadas pela Guaraviton.
Os contratos serão negociados individualmente com cada clube, e as responsáveis pelo acordo serão a Ferj e a Guaraviton, sem a participação da BSB. Sendo assim, cada equipe poderá receber um valor diferente pelo patrocínio e estampar o logotipo da empresa de bebidas em cotas distintas do uniforme. No caso dos árbitros, a logomarca da Guaraviton ficará no espaço máster.
Embora já patrocine o Botafogo, a Guaraviton não tem a intenção de realizar ações conjuntas entre o clube e o novo projeto de apoio ao Campeonato Carioca. “São projetos separados, a empresa não quer misturar ou confundir as coisas”, completou Eduardo Rezende.
Sobre as emissoras omitirem o nome das patrocinadoras, o executivo lamentou a estratégia, mas afirmou acreditar que aos poucos isso está mudando. “Em um processo natural as televisões estão começando a divulgar os apoios. De qualquer forma, nós não negociamos nada individualmente com os canais”, finalizou Eduardo.