No próximo domingo, na partida diante do Vasco da Gama, o Santos irá estampar o logo do Instituto Ronald McDonald na sua propriedade mais nobre da camisa. A instituição, que promove a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com c”ncer, não terá de arcar com nenhum custo pela ação.
No entanto, o iniciativa não agradou parte do Conselho Deliberativo do clube. Isso porque a indicação do acordo partiu da S2 Publicom, empresa que está liderando o departamento de comunicação do clube, e que entrou no clube por intermédio de Ronald Luiz Monteiro, integrante do Comitê de Gestão. O empresário tem franquias da mesma rede de fast-food que dá nome ao instituto, por isso a revolta de alguns conselheiros, que veem nisso um conflito de interesses.
O conselheiro eleito Leandro Silva encaminhou uma carta ao Comitê de Gestão, ao Conselho Deliberativo e ao departamento de marketing do clube sugerindo que o espaço fosse usado para divulgar casas filantrópicas da própria cidade do clube, como a Santa Casa da Misericórdia de Santos.
Confira a íntegra:
“DIVULGAÇÃO DE ENTIDADES FILANTRÓPICAS NO UNFORME DO SFC
Prezados Santistas,
Inicialmente destacando a importante visita que fizemos hoje à Santa Casa da Misericórdia de Santos por iniciativa do Sr. Ronald Monteiro em continuidade à nossa proposição de utilização inteligente do espaço resultante na camisa do SFC em razão da falta de patrocínio máster.
Assim pudemos constatar que aquela entidade realiza um estupendo trabalho social, na Cidade de Santos e região mas recebe colaborações quase insignificante da comunidade santista, razão pela qual, sugerimos que o nome daquela entidade seja inserido com destaque dentre as entidades que merecem a divulgação para angariar colaborações que auxiliem no trabalho filantrópico desenvolvido, em substituição à cogitada divulgação do Instituto Ronaldo Macdonald que não tem necessidade de arrecadar fundos e dispões de recursos mais que suficientes para sua divulgação de seu trabalho.
Dessa forma, reiteramos por nossas manifestações anteriores reafirmando a sugestão para que o espaço disponível pela falta de patrocínio master no uniforme do SFC seja utilizado para a divulgação de ações de filantropia com inquestionável reconhecimento público, em especial a Santa Casa da Misericórdia de Santos, colaborando não só com a arrecadação de fundos para a mesma e, como já dito, superando os aspectos negativos da falta de patrocínio com ações afirmativas visando não só colaborar com tal entidade, mas angariando a simpatia de torcedores e de setores da mídia simpáticos à tais causas, alertando ao final que caso seja levado à termo essa precipitada decisão de divulgar gratuitamente o referido Instituto seremos obrigados à encaminhar o assunto para análise do Comissão de Estatuto a fim de avaliar a conduta ética contida em tal decisão que, pelas manifestações públicas, já angariou mais antipatias que simpatias à esse Instituto.”