A Federação Paulista de Futebol (FPF) apresentou a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2014. Se o alto número de clubes participantes já não chama tanto a atenção (desta vez, serão 104), a principal novidade foi a Hitachi ter adquirido os naming rights da competição.
Portanto, a próxima edição (45ª) se chamará oficialmente Copa São Paulo Hitachi de Futebol Júnior. Além do direito de nomeá-la, a empresa japonesa especializada em engenharia e eletrônica deverá receber ampla publicidade durante as partidas do campeonato.
Esta foi a primeira vez em que a FPF, cuja parceria com a companhia asiática tem seus termos financeiros mantidos em sigilo, conseguiu comercializar o nome desse evento. Carro-chefe da entidade, a Série A-1 do Campeonato Paulista, primeira divisão local, contudo, já compreende os naming rights da fabricante de automóveis Chevrolet.
A patrocinadora, entretanto, não será a única representante nipônica na Copa São Paulo de 2014: um dos 104 times que disputarão o torneio, maior certame sub-19 em território brasileiro, será o Kashiwa Reysol, equipe oriunda justamente da terra do sol nascente.
Por outro lado, a Hitachi investe razoavelmente no futebol nacional. O aporte, porém, não se restringe à relação com a organização responsável pela modalidade no estado de São Paulo, uma vez que a corporação oriental ainda é patrocinadora máster da Ponte Preta.