A temporada 2013-2014 da NBA chegou nesta última semana ao seu primeiro mês. E, até agora, aquela que tinha tudo para ser a grande novidade em termos de mídia da liga de basquete dos Estados Unidos praticamente ainda não saiu das quadras e entrou nas casas das pessoas.
A transmissão em streaming dos jogos das equipes para o mercado local praticamente não decolou. Um levantamento feito pelo Sports Business Journal mostra que apenas duas franquias adotaram até agora o sistema que permite ao torcedor acompanhar a equipe localmente: o Los Angeles Lakers e o Portland Trail Blazers.
“Nós queremos ter certeza que vamos montar o programa de forma correta. Acho que a [provedora] Comcast tem trabalhado para realizar em breve alguns testes e espero que até a primavera nós possamos mostrar algumas partidas. Queremos ter certeza de que, quando for para lançarmos a plataforma, ela seja fácil para o consumidor”, afirmou Rich Gotham, presidente do Boston Celtics, ao SBJ.
O time de Boston assinou contrato com a Comcast, que oferece o serviço de transmissão local a alguns clubes. Outra emissora que investiu nesse modelo de exibição do torneio foi a Fox Sports. A emissora assinou contrato com 16 clubes, e deve lançar apenas em janeiro o pacote de transmissão para os clubes.
Os dois únicos times a fazerem a transmissão são o Lakers, com a Time Warner, e o Portland, que vende os jogos apenas para quem não é assinante do pacote da CSN Portland, detentora dos direitos de exibição na região.
No ano passado, a franquia da cidade ao leste dos Estados Unidos negociou 350 pacotes de US$ 99,99 para os jogos do time. Agora, a meta é alcançar de 500 a 600 assinantes. Atualmente são mais de cem compradores.
Segundo a reportagem, a demora na aplicação do serviço está relacionada à discussão do formato para a aquisição dos pacotes pelos consumidores. De acordo com o SBJ, Fox e NBC planejam liberar o pacote apenas para assinantes de um tipo específico de canal por assinatura. Além disso, outro problema enfrentado é a renegociação com os distribuidores dos canais por assinatura.