O mercado de patrocínio esportivo brasileiro encerrou 2013 com movimentação na casa dos R$ 665 milhões. A cifra faz parte de um estudo realizado pela Brunoro Sport and Business (BSB), empresa da área de gestão e negócios. A análise foi feita a partir do levantamento de 89 equipes que disputam as quatro principais ligas de esportes coletivos do Brasil: futebol, futsal, vôlei e basquete.
O resultado nacional segue uma tendência mundial em que o esporte é o principal motor dos investimentos em patrocínio no planeta, com 70% dos R$ 115 bilhões gastos anualmente com esta ferramenta de comunicação.
Ainda segundo a pesquisa, no Brasil, o futebol é o principal canal de investimento com 68%. Na sequência seguem o vôlei (16%), o basquete (9%) e o futsal (7%). “O futebol concentra a maior parte deste universo por criar um grande elo emocional entre as marcas e o cliente torcedor, atraindo assim um número maior de empresas interessadas em investir no esporte”, afirmou Eduardo Rezende, vice-presidente da BSB.
No estudo a BSB também mapeou os setores envolvidos com patrocínio esportivo. As instituições públicas lideram o ranking seguidos pelas empresas de comunicação e saúde. Companhias de construção civil e entidades bancárias finalizam o levantamento. No futsal, basquete e vôlei nota-se um maior aporte das prefeituras e governos estudais em equipes locais.
“O patrocínio esportivo vai muito além do que simplesmente colocar a marca estampada em determinada modalidade, contabilizando posteriormente quantas vezes a mesma apareceu nos diferentes meios de comunicação. É fundamental que se perceba as sinergias entre a marca e a propriedade esportiva para identificar quanto, como e onde investir em uma plataforma”, finalizou o executivo.