A Coca-Cola iniciou nesta semana o projeto de “exportação” do conceito de celebração da Copa do Mundo para outros países. A marca de refrigerantes aproveitou o início do ano do Mundial para levar a outros países a ideia de que o torneio será a “Copa de Todo Mundo”.
A empresa espalhou, por mais de 16 países (Argentina, China, Espanh, Inglaterra e Japão estão entre eles), outdoors com retratos de brasileiros dando a boas-vindas aos habiantes de outras nações. Essas fotos foram tiradas com mais de 300 pessoas ao longo de 2013, pelo fotógrafo Jorge Bispo, em diferentes cidades do país.
“As fotos começaram a chegar e víamos tanta verdade e emoção no rosto desses brasileiros que achamos pouco mostrá-los apenas no Brasil. Resolvemos levar, então, a campanha para o mundo todo. Quisemos dar a possibilidade aos brasileiros de levarem todo o calor desse povo e a hospitalidade tão famosa para o mundo inteiro sentir que essa Copa será especial”, disse, em comunicado, Javier Meza, vice-presidente de marketing da Coca-Cola Brasil.
A campanha, criada pela agência Wieden + Kennedy no Brasil, começou a circular em algumas cidades brasileiras em 26 de dezembro. Internacionalmente, foi a partir da virada do ano que os outdoors ganharam as ruas.
A ação é a segunda prate da campanha iniciada no fim do ano pela Coca-Cola para ativar o patrocínio à Copa do Mundo. A primeira foi a veiculação de um vídeo publicitário que mostrava os jogadores da seleção brasileira de futebol 5, que são cegos, tocando pela primeira vez a taça do Mundial (leia mais aqui).