Uma verdadeira guerra de fornecedores de material esportivo está prestes a ser desencadeada no Manchester United. Sua atual parceira, a Nike, é favorita para a renovação, porém concorrerá com Adidas, Warrior e Puma, de acordo com o jornal brit”nico “Daily Mail”. O vencedor dessa batalha, na certa, será o próprio clube: o resultado deve ser um contrato de R$ 282 milhões anuais.
Válido até o término da próxima temporada, o vínculo da Nike com o Manchester United gira em torno de 23,5 milhões de libras (R$ 94 milhões) anuais. Até meados do ano passado, vigorava uma cláusula que impedia o time brit”nico de conversar com outras empresas desse segmento. Após esse período, as negociações, enfim, iniciaram. Na última terça-feira, o Manchester United recebeu Adidas e Warrior, e, nesta quarta-feira, Puma, para reuniões.
Embora o patrocínio tenha boas chances de ser prorrogado, Nike e Manchester United apresentaram divergências em relação a algumas questões referentes ao novo contrato. E foi exatamente isso que culminou nos contatos com Adidas, Puma e Warrior.
Essa concorrência pelo United deve elevar os termos financeiros do próximo acordo para 70 milhões de libras (R$ 282 milhões) anuais, nas contas do jornal. Como o objetivo é que a nova relação tenha cinco anos de duração, as cifras podem chegar a 350 milhões de libras.
De quebra, o clube de Old Trafford ultrapassaria, por muito, os valores de seus rivais. Na última terça-feira, a Puma oficializou patrocínio ao Arsenal, cujo acordo será o maior da história de ambos e do futebol inglês: 30 milhões de libras (R$ 121 milhões) anuais. Destaque também para o Liverpool, que soma 25 milhões de libras (R$ 101 milhões) anuais da Warrior.
Quem sairia mal desta história é a Nike, caso alguma das concorrentes se dê bem. Como a empresa americana era a parceira do Arsenal há 20 anos e, agora, perdeu-o para a Puma, seria o segundo revés em tão pouco tempo entre os principais times de futebol ingleses.
Os números, entretanto, ainda são extremamente inferiores se comparados ao mercado brasileiro. No Brasil, Adidas e Flamengo são os responsáveis pela associação mais valiosa, estimada em R$ 35 milhões. Nike e Corinthians são os “vice-líderes”, com contrato avaliado em R$ 30 milhões.