Pela terceira vez em quatro anos, o Super Bowl bateu recorde de audiência. Desta vez, a esmagadora vitória do Seattle Seahawks sobre os Denver Broncos por 43 a 8 foi vista por 111,5 milhões de pessoas, segundo a Nielsen. É o evento mais visto na história da televisão americana, uma marca que dificilmente outro evento irá superar.
O recorde anterior era o Super Bowl de 2012, acompanhado por 111,3 milhões de telespectadores, quando os New York Giants venceram os New England Patriots por 21 a 17 em um jogo muito, muito mais equilibrado do que o que foi visto no último domingo (2). Em 2013, a vitória dos Baltimore Ravens sobre o San Francisco 49ers por 34 a 31 rendeu 108,7 milhões de pessoas atrás da televisão.
A final da NFL deste ano também bateu recorde no intervalo. A apresentação do cantor Bruno Mars junto com a banda Red Hot Chilli Peppers atraiu 115,3 milhões de telespectadores, mais do que os 110,8 milhões que viram a Beyoncé em 2013 e do que os 114 milhões que assistiram à Madonna em 2012. Note que a audiência do intervalo é maior do que a do próprio jogo em todas as três temporadas.
A partida disputada ontem no MetLife, em Nova Jersey, obteve 46,4% de todas as televisões ligadas nos Estados Unidos durante a faixa de horário do jogo, de três horas e 25 minutos. Todos os números foram divulgados pela Fox, a emissora que transmitiu a edição de 2014 do Super Bowl, citando dados da Nielsen. A porcentagem é a mesma que conseguiu a CBS, outro canal, com a final do ano passado.
No Twitter, foram 24,9 milhões de tuítes durante a partida, mais do que os 24,1 milhões digitados enquanto era transmitida a decisão do ano passado. Os perfis oficiais de ambos os times, da NFL e um “NFL na Fox”, criado pela emissora que o transmitiu, divulgaram frases, fotos e vídeos em tempo real no decorrer do Super Bowl.
Todos esses números certamente justificam, pelo menos em parte, por que o preço dos anúncios cresceu 90% na última década.
Leia mais