O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, confessou em entrevista à emissora BBC que as investigações da Justiça espanhola sobre a transferência de Neymar causaram uma situação “constragendora” para o clube catalão.
O dirigente da equipe espanhola admitiu que a imagem do Barça está arranhada com o episódio. “É verdade que pessoas que vivem longe de Barcelona podem achar que ficou arranhada a imagem do clube. E claro que nós temos a obrigação de falar, de mostrar, explicar a situação, mostrar que tudo foi feito da maneira certa”, afirmou.
Quando Neymar deixou o Santos rumo à Espanha, em junho de 2013, o Barcelona divulgou ter feito o pagamento de 13.7 milhões de euros pela transferência. Evidências de que esse não teria sido o valor real desembolsado pelo clube começaram a aparecer, e o então presidente Sandro Rossel decidiu deixar o time no começo deste ano.
Quando Bartomeu assumiu a presidência, um novo valor pela compra do jogado brasileiro foi divulgado: cerca de 20 milhões de euros.
Recentemente, o Barcelona decidiu pagar 13,5 milhões de euros (R$ 44 milhões) de impostos a título de “contribuição voluntária” após o juiz que analisa o caso decidir seguir adiante com o processo. “Não pagamos porque somos culpados, pagamos porque fomos prudentes. Então nós fizemos de um jeito que estaria correto nos dois países, e aí cabe a eles decidir onde nós devemos pagar”.