Nesta semana, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) apresentou um novo logotipo, fruto de nove meses de trabalho com a agência Saravah. Esta foi a primeira vez que a entidade realizou um processo de branding antes de mudar a marca. Para os dirigentes, além de fazer um alinhamento de valores, a preocupação com a identidade é uma maneira de expor o profissionalismo da gestão da CBJ a torcedores, atletas e mercado.
Um dos responsáveis pelo projeto, o gestor técnico nacional e de eventos da CBJ, Robnelson Ferreira, explica o que o processo representa. “O foco central é ter muito claro que temos desenvolvido objetivos estratégicos, que temos pessoas que estão envolvidas e determinadas a melhorar e modernizar a CBJ e em torná-la mais transparente”.
Na primeira vez que a atual gestão mudou de logotipo, não houve nenhuma preocupação com um processo de branding. Quando o presidente Paulo Wanderley Teixeira assumiu o posto, em 2001, a CBJ mudou a marca apenas para sinalizar a alteração na gestão. Desta vez, os dirigentes foram convencidos a fazer um trabalho mais consistente graças à intervenção da agência Saravah.
Segundo Ferreira, até o momento isso não era algo que a CBJ considerava. “A ideia partiu de um colaborador interno. Hesitamos porque nos parecia que isso não seria importante para a confederação, apenas para marcas de empresas. Nós não somos uma empresa, não temos objetivo de lucro”, contou.
O processo para escolher a nova marca considerou uma série de entrevistas com colaboradores internos e externos. As cores brasileiras foram colocadas em um quimono. Uma faixa preta, como demonstração de força, ficou em destaque. Os valores que a CBJ quer exibir para o público dela foram explicitados em um manifesto, transcrito abaixo.
Somos feitos de garra e determinação. Vivemos o coletivo, pensamos no plural e compartilhamos as mesmas crenças.
Crescemos competitivos e construímos um modelo de gestão profissional reconhecido, que traz resultados concretos.
Temos orgulho de representar o judô brasileiro e de poder construir histórias de valor que serão contadas por muitas gerações. Mais que um esporte, o judô é nossa razão de ser e nossa postura de vida.
Movidos pela paixão esportiva, nos tornamos referencia em excelência. Somos a CBJ. Somos preparados para vencer, cada vez mais e melhor.