Núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris), o Observatório do Turismo mapeou o comportamento do turista na cidade de São Paulo durante a Copa do Mundo. O levantamento apontou que os estrangeiros chegarão basicamente das 18 horas às 7 horas, sendo o horário de pico das 6 horas às 7 horas.
No total, 19 seleções de futebol jogarão ou ficarão concentradas no estado de São Paulo. São elas: Bélgica, Bósnia, Chile, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Estados Unidos, França, Holanda, Honduras, Inglaterra, Irã, Japão, México, Nigéria, Portugal, Rússia e Uruguai.
“Estamos realizando uma série de estudos sobre a Copa do Mundo para focar nossas ações nos lugares adequados e da maneira mais certeira possível”, explicou Wilson Poit, presidente da SPTuris.
A empresa municipal responsável pelo turismo em São Paulo também apurou que a maioria dos compradores de ingressos para partidas na capital paulista já é natural dos países que mais a visitam (Estados Unidos e nações europeias e sul-americanas). Consequentemente, inglês e espanhol serão os idiomas mais falados.
O Observatório do Turismo ainda constatou que São Paulo é a cidade brasileira que contabiliza mais rotas internacionais: são 51 municípios de 40 países (segundo colocado no ranking, o Rio de Janeiro compreende 29 municípios de 20 países). Localizado em Guarulhos, o aeroporto paulistano soma 1,03 mil voos internacionais semanais. Buenos Aires (Argentina), com 181, Miami (Estados Unidos), com 98, Santiago (Chile), com 80, Nova York (Estados Unidos), com 59, e Montevidéu (Uruguai), com 44, são as principais conexões.