Chegou a hora de Neymar dar adeus à longa lista de patrocinadores e fechar “poucos, mas bons” contratos publicitários. Palavras do português Nélio Lucas, CEO da Doyen Sports, fundo de investimentos que tem um acordo com o estafe do jogador para tratar da imagem dele no mercado. Em um fórum realizado em São Paulo na manhã desta quinta-feira (24), o executivo contou que a ideia é seguir o mesmo modelo adotado com o inglês David Beckham na construção da marca do atacante brasileiro.
Hoje no Barcelona, Neymar ainda tem como herança dos tempos de Santos uma grande quantidade de patrocinadores pessoais: Nike, Panasonic, Claro, Tenys Pé, Lupo, Guaraná Antarctica (Ambev), Volkswagen, Heliar, Red Bull, Unilever e Santander – este último, inclusive, patrocinador do Fórum de Gestão Esportiva organizado em parceria com a escola de negócios ISE. Depois de se transferir para a Espanha, o atleta assinou um novo contrato com a Police, marca de óculos de luxo, intermediado pela Doyen.
São patrocínios como este da Police, uma marca da indústria da moda, que vão fazer com que Neymar siga os passos de David Beckham, na avaliação do executivo português. “Agora é a hora de colocá-lo em uma caixa mais luxuosa”, respondeu Lucas à Máquina do Esporte durante uma coletiva de imprensa durante o fórum. “Nós já começamos a fechar melhores patrocínios, a colocá-lo nas capas de revistas, não só do esporte, e ele tem potencial para ter tanto sucesso quanto Beckham. Ele pode estar até acima dele, porque o futebol tem mais dinheiro hoje em dia”.
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O que vai facilitar esta “aproximação” entre os modelos de negócio de Beckham e Neymar é o fato de que Simon Oliveira, executivo que há uma década cuida da carreira do ex-meia inglês, é um dos sócios da Doyen no braço criado para gerir as imagens de atletas. O contrato do fundo de investimentos com o brasileiro, vale lembrar, abrange somente alguns países do mercado asiático, em especial a China. Além da Doyen, Neymar tem a sua própria empresa, NJR, constituída recentemente, e tem uma parceria com a agência MediaCom, um contrato assinado há menos de um mês, ambas responsáveis por conseguirem patrocinadores para o jogador sobretudo fora do Brasil.