Os supermercados de São Paulo esperam vendas altas durante a Copa do Mundo. A Associação Paulista de Supermercados lançou nesta semana uma pesquisa sobre o setor, em parceria com a Nielsen e a Kantar Worldpanel. Além de dados específicos sobre o segmento, o levantamento exibiu as expectativas para o período de Copa do Mundo.
Segundo a associação, esse deverá ser um período de alta para o setor. A questão é que 63% dos brasileiros consomem algo enquanto assistem a programações televisivas. Em um jogo de futebol, esse número chega a 88%, com alta principalmente em produtos relacionados a churrasco, cerveja e refrigerante.
A cerveja é responsável pelos números mais impressionantes do levantamento. Segundo a pesquisa, um fã de futebol consome 20% mais cerveja do que um consumidor comum, independente de Copa do Mundo. Durante o Mundial, o esperado é um crescimento de 37% nas vendas do produto, chegando ao número de R$ 1,8 bilhão em vendas. Esse número é superior ao apresentado durante a Copa do Mundo de 2010. Na época, o crescimento na venda de cerveja chegou a 15% e movimentou R$ 970 milhões.
Recentemente, duas empresas já haviam sinalizado esses números à Máquina do Esporte. O Walmart previu alta de 20% nas vendas durante a Copa do Mundo. A estratégia está focada em produtos além de comida, como as televisões, que têm alta nas vendas durante Copa do Mundo. A empresa até apostou no técnico Luiz Felipe Scolari como garoto-propaganda.
Já a Heineken não fez nenhuma estratégia específica. Assim como o Walmart, a empresa não tem patrocínios envolvendo Copa do Mundo, mas a expectativa é por um crescimento semelhante ao que ocorre nos meses de verão, quando o consumo de cerveja é maior.