Dois setores dominam a lista de patrocinadores das seleções que disputarão a Copa do Mundo: serviços financeiros e telecomunicações. No primeiro grupo, 24 times contam com um patrocinador da área. Nessa conta, não estão incluídas as operadoras de cartão de crédito, basicamente Visa e Mastercard. No total, 27 empresas deste ramo estarão no mundial.
O número é maior do que o número de seleções patrocinadas porque Austrália e Bósnia e Herzegovina têm mais de um parceiro no segmento. No caso australiano, o ME Bank faz empréstimos de baixo custo, enquanto que o Australia National Bank é maior instituição financeira do país. No caso da Bósnia e Herzegovina, há companhias de países diversos. O Razvojna Bank é o único local, enquanto que o Ziraat Bank é turco, e o Sparkasse é alemão.
O curioso é que apenas uma marca se repete entre as empresas de serviços financeiros. A multinacional ING tem sede em Amsterdam, mas está presente também no país vizinho. As seleções da Holanda e da Bélgica contam a companhia.
Junto com serviços financeiros, o segmento que mais tem presença entre as seleções nacionais é de telecomunicações, com números idênticos. Novamente, são 24 seleções que contam com empresas do ramo, que inclui telefonia, televisão paga e internet. No total, também são 27 acordos entre esses times.
Diferentemente do que acontece com instituições financeiras, as empresas de comunicação têm nomes que se repetem entre as seleções. A principal delas é a espanhola Telefónica, patrocinadora de quatro times da Copa do Mundo, precisamente as seleções brasileira, colombiana, espanhola e mexicana. O que muda, nesse caso, é a marca utilizada. O Brasil é a exceção, já que carrega a Vivo, enquanto seus adversários ficam com a Movistar, usada pela empresa em seu país-sede e em boa parte da América Latina. Outra companhia que se repete é a Claro, subsidiária da América Móvil, do bilionário mexicano Carlos Slim. Equador, Argentina e Honduras levam consigo o suporte da empresa.
Em seguida, aparece o setor de alimentos. Novamente, a diversidade de empresas impera. A única empresa que está em mais de uma seleção é a mexicana Bimbo, que está no México e na Espanha. Cerveja, seguradora, varejo, refrigerantes, companhia aérea e higiene pessoal completam a lista dos dez segmentos que mais aparecem entre seleções.
Seleções x Copa do Mundo
Dos dez segmentos que mais aparecem entre as seleções nacionais, todos estão presentes na lista de patrocinadores da Copa do Mundo. Entre as empresas presentes no Mundial, apenas a Coca-Cola aparece com significativo peso entre as seleções. São 12 os times patrocinados pela marca de refrigerante.
10 maiores segmentos entre seleções |
Copa do Mundo |
Serviços financeiros |
Itaú |
Telecomunicações |
Oi |
Automóveis |
Hyundai/Kia |
Alimentos |
Marfrig e Garoto |
Cerveja |
Budweiser |
Seguradora |
Liberty Seguros |
Varejo |
Centauro |
Refrigerantes |
Coca-Cola |
Companhia aérea |
Emirates |
Higiene pessoal |
Johnson & Johnson |
Ainda que os segmentos estejam representados no Mundial, isso não significa uma ameaça real aos patrocinadores de seleção ao redor do mundo. O Itaú, empresa de serviços financeiros, mantém contrato de apoiador local, por exemplo. É o mesmo caso de Centauro, Garoto e Liberty Seguros, que só podem fazer ativações em território brasileiro. Já a Oi tem contrato global, mas é uma companhia brasileira, ainda que recentemente a empresa tenha sido fundida com a Portugal Telecom. A companhia lusa é patrocinadora da seleção de seu país por meio da marca MEO.