O Flamengo foi convidado para participar da próxima pré-temporada da National Basketball Association (NBA), a liga norte-americana de basquete. O convite foi feito nesta quinta-feira (29) pelo braço brasileiro da própria NBA. A equipe carioca disputará duas partidas nos Estados Unidos, em outubro. Os adversários, porém, não estão definidos.
“A NBA está muito feliz em poder anunciar ao lado do Flamengo essa ação inédita. Esse é um momento que ficará na história. Temos certeza de que essa ação vai contribuir e muito para o crescimento da modalidade no Brasil”, afirma Arnon de Mello, vice-presidente e diretor-executivo da NBA no Brasil.
“Qual o fã de basquete poderia imaginar ver um dia uma equipe brasileira jogando contra um time da NBA nos Estados Unidos? Espero que isso traga ainda mais visibilidade para o esporte no país, que cada vez mais tenhamos jovens e crianças praticando basquete”, acrescenta o executivo.
Para o clube da Gávea, trata-se de uma grande oportunidade para a internacionalização de sua marca. “O Flamengo tem a obrigação sempre de pensar muito grande. Ganhar ou perder faz parte do esporte dentro das arenas, mas receber um convite da NBA é simplesmente o auge do basquete. Representa muito à pretendida internacionalização da nossa marca. Através do Flamengo, todos os amantes do basquete brasileiro conseguirão realizar esse sonho de muitos anos”, diz Alexandre Póvoa, vice-presidente de esportes olímpicos do time rubro-negro.
Na verdade, a NBA apenas reforça sua estratégia de se consolidar no mercado brasileiro. Em 2013, promoveu iniciativa inédita: levou um jogo da pré-temporada para o Rio de Janeiro, algo que se repetirá em 2014. Além disso, a liga já realiza ações de marketing no Brasil e possui loja virtual brasileira, em parceria com a Netshoes.