Lançada em março, a bola Gorduchinha, em homenagem ao narrador esportivo Osmar Santos, está próxima de se tornar um projeto maior dentro da Penalty, marca que abraçou a ideia de homenagear Osmar.
A empresa tem planos para que a Gorduchina vire uma linha de produtos. Os estudos começaram a ser feitos depois que a bola se tornou um dos maiores sucessos de venda da Penalty nos últimos anos.
“No aspecto mercadológico, a Gorduchinha foi uma surpresa muito agradável. Tínhamos uma expectativa que foi surpreendida, mesmo para os nossos patamares. Agora o produto se mostra com grande possibilidade de ser atemporal. Ele pode se horizontalizar como produto, não precisa ficar na bola”, afirmou Rafael Carqueijo Gouveia, gerente geral da Penalty.
A marca não revela os números de venda até o momento, mas a Gorduchinha tem sido um dos produtos mais bem-sucedidos da Penalty em vendas e até mesmo em repercussão neste começo de ano.
Apelidar a bola da Copa do Mundo de Gorduchinha era um desejo da agência de marketing esportivo TK10 e da família de Osmar Santos, narrador que, num acidente automobilístico em 1994, perdeu parte da fala e da coordenação motora. A proposta, porém, não foi abraçada pela Adidas, fabricante do material esportivo.
No ano passado, a Penalty decidiu abraçar a ideia e lançar a bola em homenagem ao narrador. Com o apelo do Mundial, o produto ganhou popularidade.