A partida entre Inglaterra e Uruguai foi um dos maiores destaques até o momento nesta Copa do Mundo. O gol no fim do time sul-americano deu sobrevida ao time uruguaio e praticamente eliminou o rival inglês. A partida emocionante entre dois campeões mundiais impulsionou a audiência do evento tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo.
Excetuando as partidas envolvendo a seleção brasileira, essa foi a maior audiência apresentada nas duas cidades com a Copa do Mundo. Em São Paulo, o Ibope chegou a 30 pontos de média na televisão aberta, sendo 22 para a Globo e 8 para a Bandeirantes. Antes, o posto era de Croácia e Camarões, que estão no grupo da seleção brasileira. A partida, no entanto, foi em horário mais privilegiado: às 19 horas. Uruguai e Inglaterra atuaram às 16 horas.
Já no Rio de Janeiro, o Ibope chegou a 32 pontos de audiência. Nesse caso, a Globo ficou com 27 pontos, contra cinco pontos da Bandeirantes. Na capital fluminense, o recorde anterior também era da partida entre Camarões e Croácia, com 31 pontos.
Diferentemente do que aconteceu em São Paulo, a participação da partida nos televisores ligados não acompanhou a alta. Na capital paulista, ela também foi a mais alta da Copa, sem considerar os jogos do Brasil, e chegou a 53%. No Rio, isso esteve longe de acontecer. Com 51% de share, a partida não esteve nem entre as dez melhores nesse quesito.
E isso tem uma explicação. A partida aconteceu em um feriado nacional, o que facilitou a audiência de uma quinta-feira à tarde. A participação não acompanhou os pontos do Ibope porque havia mais televisões ligadas no horário do que o comum.
Cada ponto no Ibope equivale a 65.201 domicílios sintonizados em São Paulo e 39.600 no Rio de Janeiro, ambos apenas nas regiões metropolitanas, referências para o mercado publicitário.