O sucesso da Copa do Mundo foi um alívio para o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016. Para o grupo, o clima de pessimismo que pairava sob o país ficou para trás com o fim do Mundial, o que deve facilitar a organização do evento no Rio de Janeiro, seja na prospecção de novos patrocinadores, nas relações com o Comitê Olímpico Internacional e até mesmo com a imprensa.
Segundo o diretor de comunicação do do Comitê, Mario Andrada, o clima pós-Copa do Mundo foi uma grande vantagem. “A Copa mudou o humor do país, há muito mais otimismo agora. E isso nos ajuda em tudo”, afirmou à Máquina do Esporte.
Esse clima surge em um momento importante para as organizações dos Jogos. No
início de agosto, o Rio de Janeiro receberá o primeiro de uma série de eventos-testes, com uma regata na Baía da Guanabara. Na mesma semana, será celebrado o fato de que faltarão apenas dois anos para o evento; a abertura está marcada para 5 de agosto de 2016.
Quanto aos patrocínios, há ainda uma série de categorias para entrar na lista das marcas oficiais dos jogos. Nesse período pós-Copa, ainda faltam 30% dos aportes para serem fechados, o que acontecerá nos próximos meses.
Há também fatores mais práticos que o Comitê pôde concluir com a realização da Copa do Mundo. Um exemplo está na recepção de turistas que ficarão em trailers ou acampados. No Mundial, uma estrutura foi improvisada no Sambódromo, que receberá a maratona e as provas de arco e flecha durante os Jogos. O alto número de pessoas, em especial sul-americanos, que adotaram o método para se hospedar no Rio, surpreendeu.
A organização então preparará um local no bairro de Deodoro e aumentará a capacidade do Rio para receber turistas.