Nesta Copa, Visa e Itaú se dispuseram a oferecer um serviço que inexistia no futebol brasileiro até a chegada do evento: pagamento com cartão. Com 582,3 mil transações financeiras feitas nos 64 jogos da competição, o balanço que ambas as empresas fazem é positivo.
“A aceitação de meios eletrônicos de pagamento dentro dos estádios é algo novo no Brasil”, disse Ricardo Fort, vice-presidente global de patrocínios da Visa, em nota. “Esses números confirmam que fãs aprovaram utilizar cartões, ou seja, é um dos legados da Copa”.
Quem era cliente de outra operadora ou outro banco tinha o desconforto de não poder usar cartão nas arenas da Copa – o que, convenhamos, dado o investimento feito pelas marcas no patrocínio à Fifa e na operação, faz sentido. Foi por este motivo que Visa e Itaú ofereceram cartões pré-pagos dentro dos estádios, e 16.978 unidades foram emitidas.
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Foram instalados 75 caixas eletrônicos nos 12 estádios e 26 quiosques, nos quais era possível se cadastrar e adquirir esses cartões pré-pagos. Eles vinham com o nome do consumidor e o jogo em questão impressos. A Rede, credenciadora do Itaú, também instalou 3 mil terminais eletrônicos habilitados a receber transações sem contato, ao encostar cartão da Visa com a tecnologia payWave ou por meio de smartphone com a tecnologia NFC.