“Ver um jogo de beisebol é entediante”. A frase é uma espécie de regra nos Estados Unidos. Segundo esporte mais popular dos Estados Unidos, o beisebol consegue ser um fenômeno. Esporte muito criticado por ser entediante, ele tem nos estádios uma das melhores experiências para o torcedor que vai a um evento esportivo.
A reportagem da Máquina do Esporte acompanhou na última sexta-feira à partida entre o New York Mets e o Philadelphia Phillies, válida pela temporada regular da MLB, a liga nacional de beisebol.
De fato o jogo é, por muitas vezes, cansativo e pouco atraente. Mas, durante todo o tempo, o torcedor não consegue ficar sem uma opção de entretenimento. A principal preocupação dos organizadores é fazer com que o cliente sinta-se sempre à vontade.
Antes mesmo de entrar, uma banda agitava a torcida no Mets Plaza, local de relacionamento em frente ao portal principal do estádio. Patrocinado pela Bud, o espaço serve para as pessoas brincarem e tomarem bebida pré-jogo.
Ao entrar, às sextas, os torcedores ganham uma camisa do jogo, sempre oferecida por um patrocinador. Depois, no saguão de entrada, sobe a escada rolante em direção à área de circulação no estádio.
O espaço é praticamente um shopping a céu aberto. Possui mais de uma dezena de restaurantes, pelo menos cinco lojas e até mesmo um supermercado, com alguns itens para serem consumidos no estádio.
Durante a partida, além de venda de alimentos e bebidas nos assentos, mascote e animadores de torcida interagem com o público diretamente. Isso faz com que o torcedor também fique sentado em suas cadeiras, mantendo a vista, para quem está na televisão, das arquibancadas mais cheias.
Outra grande preocupação que existe é com as crianças. Num dos cantos da área de circulação do Citi Field, o torcedor-mirim tem à disposição um “Fan Fest”. Nele, diversas atividades ligadas ao beisebol podem ser feitas. A de maior sucesso era uma em que a pessoa tinha de arremessar a bola num alvo. Se acertasse, um funcionário que ficava numa jaula caía dentro da água. Detalhe: ele vestia a camisa do Phillies, rival daquela noite do Mets.
A preocupação com o torcedor se justifica. Ao longo da temporada, os times de beisebol chegam a fazer quase uma centena de jogos. Só neste último final de semana, Mets e Phillies se enfrentaram na sexta-feira, no sábado e no domingo, todos os jogos no Citi Field.
Por conta disso, o tíquete médio cobrado do torcedor do beisebol é um dos mais baratos entre as ligas americanas. O melhor setor do estádio tem ingressos que passam os US$ 500, mas os setores mais populares custam US$ 10 dólares, às vezes.