Na última sexta-feira, a Omo resolveu ativar o patrocínio a uma prova de ciclismo na Noruega e acabou dando uma aula de como estar inteirado com o universo do esporte é fundamental para participar diretamente dele.
Em um kit entregue no dia da competição, em uma cidade próxima de Oslo, cada atleta recebeu uma embalagem do Omo Aktiv & Sport, produto especializado em lavar roupas de treinamento. A ideia, claro, era divulgar o novo produto aos participantes.
O problema é que alguns ciclistas não perceberam que se tratava de um sabão e acharam que tinham recebido uma garrafa de bebida isotônica. Resultado: seis atletas no pronto socorro.
À agência de notícia NTB, a representante da marca se explicou: “Nós pensamos que era óbvio, pela embalagem, que era um detergente. Mas, considerando o que aconteceu, temos que reavaliar se a embalagem é boa o suficiente”.
Os organizadores da prova tiveram a mesma alegação: afirmaram que as embalagens estavam claramente sinalizadas que eram de detergentes.
Para evitar maiores confusões, cartazes foram feitos a mão para avisar os competidores que a amostra grátis não era para ser ingerida: “Aviso: não beba!! É sabão.”
Os organizadores criaram até um Centro de Informação de Envenenamento para aqueles atletas que consumiram o produto. Aparentemente, uma pequena quantidade do líquido gera apenas um desconforto.