Há anos que o torcedor do Flamengo escuta que o clube terá um museu aberto em sua sede. Até a Olympikus, antiga fornecedora de material, chegou a se comprometer com o projeto no contrato que fez para vencer a concorrência com a Nike. Agora, ele deverá finalmente sair do papel graças a um braço cada vez mais forte da Futebol Tour, agência que nasceu especializada em criar pacotes de viagens para torcedores de futebol e que já é a operadora da Fla Tour, braço de viagens do Flamengo.
Hoje, a agência já administra as visitas de quatro das novas arenas no Brasil, entre Maracanã, Arena das Dunas, Arena Pernambuco e Arena Grêmio, além dos museus de Fluminense e Botafogo. “O negócio deu tão certo que praticamente montamos uma empresa nova para cuidar somente disso”, explicou o CEO da Futebol Tour, Guilherme Figueiredo.
A agência ganha em cima da bilheteria e de ações patrocinadas no espaço. Os contratos variam conforme a participação do clube ou da arena. Basicamente, há variações de porcentagem repassada do faturamento e de tempo de contrato. A empresa, no entanto, não abre números porque os contratos são confidenciais.
Além da construção do espaço físico, a Futebol Tour assume a administração do local, o que inclui a montagem de um roteiro, o levantamento histórico e a escolha dos guias.
O museu do Flamengo ficará na Gávea, com entrada para quem não é sócio do clube. O espaço contará com quatro áreas, com simulações de vestiário e gramado. Segundo o site oficial da equipe, todo o investimento da montagem é da Futebol Tour. A empresa, no entanto, preferiu não abrir maiores detalhes neste momento sobre a parceria.
A promessa de inauguração do espaço é no mês de novembro, quando o clube faz aniversário. Resta saber se, dessa vez, o museu realmente será realidade. Uma coisa é certa. Nunca esteve tão próximo disso.