Há uma semana, a Netshoes anunciou mais um acordo estrangeiro: a empresa fechou com o San Lorenzo, campeão da Libertadores, para administrar a loja online do clube. O negócio faz parte do plano de internacionalização da companhia, que espera ter 10% de seu faturamento oriundo de dois países, México e Argentina. Em 2013, a empresa faturou R$ 1,3 bilhão.
A entrada na Argentina aconteceu há alguns anos, e se fortaleceu com o River Plate. O clube serve de parâmetro para a empresa hoje. Imediatamente após o anúncio do patrocínio, o fluxo na loja online do país aumentou em 92%.
“Agora, nós estamos na fase 2 de um projeto de longo prazo. É a fase em que nós replicamos tudo o que deu certo nos últimos anos”, explicou o vice-presidente de marketing da Netshoes, Juliano Tubino, à Máquina do Esporte.
O modelo de negócio na Argentina inclui as parcerias com os clubes, que além de venda, são usadas para impor posicionamento da marca no país. Para os clubes, além de aumentar o sortimento da oferta de produtos licenciados, há um ganho de distribuição; 50% das vendas são feitas para cidades do interior do país.
Ainda que o processo de internacionalização seja um dos focos da empresa, a Netshoes não deverá abrir novos mercados. Para a empresa, os dois atuais países já incluem uma grande complexidade no processo.
“O México conta com uma cultura de varejo off-line muito forte. Já a Argentina tem um público mais jovem e mais conectado, mas uma economia mais complicada. São dois modelos com disciplinas diferentes”, ponderou Tubino.