“Bom dia pessoal, gostaríamos de informar que estamos ao vivo na TV Globo”. Foi assim que o locutor no Teatro Bradesco anunciou, para os cerca de 1.200 convidados presentes ao Desafio Internacional de Judô Brasil x Japão, aquilo que era o grande motivo para a realização do evento, na manhã de ontem em São Paulo.
Com quase 45 minutos de transmissão pela TV Globo durante o “Esporte Espetacular”, o judô fez uma de suas principais ações de inauguração do ciclo olímpico, tendo o Rio-2016 como objetivo.
O desafio contra os japoneses foi um evento formulado inteiramente para a TV aberta e para ajudar na ativação das marcas patrocinadoras da confederação. O primeiro grande ato desse movimento foi a escolha do palco do Teatro Bradesco, dentro do shopping Bourbon, na zona Oeste de São Paulo, como sede do evento.
Depois, as lutas todas foram um show planejado para a televisão. Os árbitros estavam com câmeras, que davam um outro ângulo para o torcedor dentro de casa. Os convidados tinham uma pulseira que tinha iluminação controlada pela organização do evento. Ela poderia ficar com três cores. Vermelho durante a luta (cor do Bradesco, patrocinador da CBJ e do evento) e verde ou branca, dependendo de quem marcasse o ponto, Brasil ou Japão, respectivamente. Como as câmeras de TV estavam posicionadas para a plateia, a imagem vista pelo telespectador tinha a cor da pulseira como grande destaque.
A intenção da CBJ, do Bradesco e da Globo era fazer com que o evento tivesse um alcance maior do que o público presente e, também, fugisse do lugar-comum dentro do que é feito de evento esportivo no país. A escolha do Teatro Bradesco, por exemplo, gerou um recorde para a CBJ. Foi a primeira vez que um teatro abrigou uma apresentação de judô.
Na Globo, a quebra de paradigmas foi a presença das câmeras nos árbitros e, ainda, o plano invertido da câmera, programado para propositadamente focalizar a torcida dentro do teatro. O objetivo da emissora era conseguir criar uma atmosfera de um show para o desafio.
Já o Bradesco, como principal patrocinador do evento, conseguiu ampliar a exposição da marca com o público presente no teatro. Além da pulseira, que levava a marca do banco, os torcedores podiam se servir de uma água tematizada com a marca e as cores da empresa.
Próximo desafio deve inaugurar CT
O próximo Desafio Internacional de Judô deve marcar a inauguração da maior obra da história da confederação brasileira. No dia 30 de novembro está programado para acontecer um duelo contra judocas de um país europeu, ainda a ser definido. O evento aconteceria no Centro Pan-Americano de Judô, projeto de R$ 20 milhões construído nos últimos dois anos em Lauro de Freitas (BA). O CT é a obra mais aguardada da CBJ, que tentará dessa forma conseguir ter, na Bahia, um polo formador de atletas. O centro pretende receber judocas de todo o mundo para treinamento.