O Novo Basquete Brasil (NBB) divulgou na última terça-feira o calendário para a temporada 2014-2015. Nele, a liga decidiu buscar uma maior exposição na TV e priorizou os eventos para serem exibidos ao espectador longe dos ginásios. Com isso, a fase de classificação do NBB terá quatro jogos transmitidos por rodada, mas nenhum evento aos finais de semana.
“Enviamos aos clubes um estudo sobre as melhores possibilidades de datas para a realização dos jogos unindo logística de viagens, espaço na TV e frequência de público nos ginásios. A melhor escolha foi essa”, disse Cássio Roque, presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB, gestora da competição.
O resultado mais comemorado pelo dirigente é a fixação de duas datas por semana de transmissão pelo Sportv. Sempre às terças e sextas, às 19h30, haverá a transmissão de um jogo de basquete do NBB.
“Era algo que vínhamos buscando nas últimas temporadas”, disse Roque.
Além dos jogos na TV fechada, o NBB apostará na transmissão pela internet. Testado em algumas partidas ao longo da última temporada, a exibição pela web será sempre às quartas e quintas-feiras, quando a TV não exibirá nenhum jogo. A expectativa dos organizadores é de que pelo menos 100 partidas sejam transmitidas na próxima temporada, sendo 60 no Sportv e o restante na web.
Com as alterações, as rodadas serão desmembradas em dois dias. Terça e quarta acontece uma rodada e quinta e sexta a outra. Os times sempre terão pelo menos um dia de descanso. A decisão também aproxima o basquete brasileiro do modelo de mídia da NBA, a liga de basquete americana.
Por lá, as partidas são desmembradas ao longo da semana, ganhando espaço tanto na TV quanto na internet. A grande diferença é que a transmissão pela web é paga. O League Pass é uma das grandes fontes de receita da NBA na atualidade. Por aqui, como o projeto do NBB é de ganhar mais audiência, inicialmente o serviço de transmissão pela internet não será pago.