A Nielsen Sports, braço de esportes da empresa de pesquisa e consultoria Nielsen, anunciou a criação de um ranking para avaliar a imagem dos atletas brasileiros com os torcedores. Chamada de N-Score, a metodologia já era utilizada com celebridades e atletas dos Estados Unidos e chega ao Brasil primeiramente com o esporte.
A primeira pesquisa, feita com mil pessoas, considerou 50 atletas, selecionados entre um estudo com nomes respondidos espontaneamente e uma seleção feita entre olímpicos, paraolímpicos e nomes fortes do esporte nacional, como Bob Burnquist e Gabriel Medina.
O resultado chega a surpreender. O meia Kaká, do São Paulo, foi quem obteve o melhor índice. Em segundo lugar ficou Neymar, do Barcelona. O único atleta que não é de futebol entre os cinco primeiros colocados é Cesar Cielo (quarto lugar).
“Usamos o expertise da Nielsen Sports para formar a seleção de atletas. E não colocamos nomes de fora, como Cristiano Ronaldo e Messi, por não serem pessoas muito acessíveis para contratos com empresas brasileiras”, explicou o executivo da Nielsen Sports Otávio Carvalho.
Cada participante avalia 10 fatores dos atletas que ela reconhece, entre confiável, exemplo a ser seguido e influenciador, entre outros.
No geral, o atleta com pontuação mais alta foi Kaká, atualmente no São Paulo, graças à média alta em diversos atributos. O jogador, por outro lado, perde para Neymar entre os mais conhecidos do público.
Para o mercado, a Nielsen comercializará duas possibilidades para as empresas e clientes interessados em adotar um atleta patrocinado ou um garoto-propaganda. A marca pode pedir algo específico, como o atleta mais “lançador de tendências”, ou pode ter acesso à pesquisa inteira, com as várias combinações possíveis.