A ideia era mandar mensagem de apoio para o piloto francês Jules Bianchi, após o grave acidente com o piloto da Marussia de apenas 25 anos. Mas a empresa de logística DHL viu-se numa ao tentar usar o perfil da marca no Facebook para isso.
O que era para ser uma forma de ajudar o piloto se transformou numa crise de imagem para a empresa. Patrocinadora da Fórmula 1, a marca usa a rede social para comentar sobre os bastidores da categoria.
Com quase 635 mil fãs, a página geralmente trata de assuntos que acontecem dentro do universo da F1, mas que não são o resultado das corridas em si.
Neste domingo, o grave acidente envolvendo o piloto francês (que permanece internado em estado grave na UTI no Japão) foi alvo de um comentário da marca, que pedia “likes” dos torcedores numa forma de torcer pela rápida recuperação do piloto de 25 anos (veeja a imagem abaixo).
A postagem foi feita logo após a prova, no domingo pela manhã na Europa e ainda madrugada nas Américas. O pedido de “curtidas” não foi bem aceito pelo público, que começou a criticar a DHL pela maneira pouco humana de tratar sobre o tema.
No início da manhã de segunda-feira, a marca decidiu retirar o post do ar e publicou uma mensagem pedindo desculpas pelo acontecido, alegando que a ideia original era encontrar uma forma de enviar mensagem de apoio a Bianchi, mais do que se aproveitar do momento para ampliar o alcance da marca na rede social.
“Nós não pedimos às pessoas para curtir nossa página, apenas a foto. Nunca foi nosso objetivo promover nossa página ou nossa empresa, mas um gesto simples de apoio a Jules Bianchi, baseado no nosso longo envolvimento com a Fórmula 1”, afirmou a empresa no comunicado.