A indústria do esporte nos Estados Unidos deverá alcançar a cifra inédita de US$ 70 bilhões até o ano de 2018. Esse é o resultado de um estudo feito pela consultoria Pricewaterhouse Coopers que será lançado ainda esta semana.
O resultado significa um aumento de 24% em tudo o que é gerado de receita pelo esporte nos EUA atualmente. Segundo o semanário americano Sport Business Journal, que publicou partes do estudo, o maior aumento será no segmento de direitos de mídia dos eventos esportivos.
Segundo a PwC, em 2018 os direitos de transmissão vão representar o mesmo montante da receita de bilheteria nos eventos esportivos (cerca de 27% do total). O aumento já pode ser sentido pelo recente acordo firmado pela Major League Soccer com ESPN, Fox e Univision, de US$ 90 milhões ao ano durante 8 anos, e pelo que deve ser anunciado no ano que vem pela NBA, na casa dos US$ 2,5 bilhões anuais.
Atualmente, os direitos de transmissão somam US$ 12,5 bilhões ao ano na indústria americana, o que inclui as principais ligas profissionais e o esporte universitário. Em 2018, a expectativa é de que os direitos de mídia alcancem cerca de US$ 19 bilhões.
O estudo da PwC leva em conta quatro grandes segmentos de receita: mídia, bilheteria, patrocínio e licenciamento. De todos eles, segundo a consultoria, o que deve ter menor crescimento é o de venda de produtos licenciados. A visão da PwC é de que esse tipo de receita já atingiu o seu limite dentro do mercado americano.