O McDonald’s recebeu uma boa notícia da Fifa nesta semana. A entidade enviou à empresa o resultado relativo à associação de marca ao evento, em levantamento feito pela própria Fifa. A rede de fastfood apareceu na primeira colocação entre as marcas mais relacionadas com o Mundial.
Em conversar com a Máquina do Esporte, o diretor de marketing esportivo do McDonald’s, David Grinberg, valorizou os resultados. Segundo o executivo, o resultado em si é algo superficial, mas torna tangível a atuação da marca durante a Copa do Mundo.
“O aumento da associação revela que as mensagens foram bem recebidas. Dentro desse cenário, avalia-se a credibilidade da marca, a associação com o esporte e a associação com os valores de uma Copa do Mundo”, explicou.
Durante esse período, a empresa exibiu os principais pilares de ativação com a Copa do Mundo: o Sonho de Craque com crianças em campo, copos personalizados, sanduíches dos países e a campanha “Que bom que você veio”.
Para o McDonald’s, além das campanhas em grandes mídias, o resultado foi obtido graças a interação com outras ativações, como o trabalho nas mídias sociais, o ponto de venda e até a exibição da marca em placas dos jogos.
Pesquisa
A Fifa faz estudos sobre a percepção de suas marcas próprias, como slogan e mascotes. O levantamento acontece em ciclos de três a seis meses. Nessa pesquisa, também se aborda a atuação dos patrocinadores. Cada um recebe o resultado da própria marca com o evento. O resultado exibido é exclusivo do McDonald’s, mas, segundo a entidade, essa foi a marca com resultados mais expressivos.